Header Ads

Luciano Max

Goiás completa 290 anos como exemplo de conservação do patrimônio

Dois dias de atividades comemorativas aos 290 anos da Cidade de Goiás
A antiga Vila Boa de Goiás, primeira capital do Estado, completou 290 anos com uma extensa programação que começou na segunda-feira, dia 24, e foi encerrada na terça-feira, 25, com a transferência temporária da capital do Estado para a cidade.

No primeiro dia, 24, o Palácio Conde dos Arcos foi palco de cerimônias oficiais e atividades culturais, com a presença do governador Marconi Perillo, da secretária de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Raquel Teixeira, prefeita de Goiás, Selma Bastos e diversas outras autoridades. A presidente nacional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), Kátia Borgéa, recebeu o título de cidadã vilaboense. “Estou em casa, tenho aqui amigos queridos. Os vilaboenses são exemplo de comprometimento com a preservação do patrimônio.”, disse Kátia.

Em seguida, foi inaugurada na Galeria dos Governadores do Palácio a imagem de Francisco Mascarenhas e aberta e exposição de artes “Pintando a Nossa História – 290 anos da cidade de Goiás”. A noite foi encerrada com o lançamento do livro “Professor Alcides Jubé – Um catedrático por excelência”, escrito pelo neto de Alcides, Antônio Celso Ramos Jubé.

Transferência
Goiás foi declarada capital do Estado na manhã da terça-feira, dia 25, com a solenidade de transferência e instalação dos Três Poderes, no Largo do Mercado Municipal. Ao comemorar os quase 300 anos da cidade, o governador Marconi Perillo disse que a população de Goiás soube manter viva a cultura, as tradições, o casario e, por isso, merece a nossa gratidão.
Para a secretária Raquel Teixeira, a transferência foi muito importante por ser a última de Marconi Perillo como governador. Um dos marcos de seus governos foi a criação e consolidação do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) que, em sua edição 2017, gerou um retorno de aproximadamente R$ 2 milhões para a cidade e teve cerca de 6 mil expectadores em todas as sessões de cinema, um público recorde.

Seguindo a programação comemorativa do aniversário, o governador, secretária Raquel Teixeira, prefeita Selma Bastos e autoridades federais, estaduais e municipais estiveram na escola municipal Os Pequeninos para a inauguração de obras, assinatura de atos e entrega de benefícios.
Com o programa Goiás na Frente, o governador anunciou que a Seduce e SED vão oferecer 1.400 vagas para cursos de profissionalização e qualificação profissional via Pronatec.
Em seguida, as autoridades participaram da missa de graças pelos 290 anos da cidade na Igreja Matriz de Sant’Ana. A programação foi encerrada com a exibição do documentário “Prefeitura e Governo de Goiás: Juntos pelo povo” e a partilha do bolo de aniversário na Praça do Coreto.
Mais informações: (62) 3201-3004

Assessoria de Comunicação da Seduce

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.